Pilares

Os 3 pilares da educação superior são indissociáveis entre si, eles são:

Pilares

Ensino

É a vida acadêmica propriamente dita. O que vivemos diariamente na faculdade. É a mágica que gera o aprendizado em cada um de nós. As aulas, monitorias, atividades em laboratórios especializados etc. O ensino é o meio dos estudantes construírem conhecimento dentro da sua área de estudos. É o ensino que fornece a base do conhecimento para que o estudante atue em determinada profissão ou se aprofunde em certo campo do saber.

Pesquisa

Essa é a parte da formação universitária que diz respeito à materialização de conhecimento adquirido. A pesquisa acadêmica tem como objetivo relacionar aspectos objetivos e subjetivos, investigar fenômenos e traçar teorias com base na bibliografia da área. Na nossa faculdade o Projeto integrador I e II faz parte do pilar de pesquisa, por exemplo. Durante sua formação, em certos momentos e oportunidades, você se dedicará a um objeto de estudo específico, pesquisando e, consequentemente, aprendendo e formando novos conhecimentos sobre o tema em questão.

Extensão

O eixo extensão diz respeito a atividades que buscam estabelecer uma relação entre a faculdade e a sociedade. Ou seja, são momentos de troca de conhecimento entre a instituição e a comunidade. A extensão reúne iniciativas voltadas para questões da sociedade moderna. Desde 2014, o Plano Nacional de Educação determina que a extensão deve ser obrigatória na graduação e pós-graduação. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) também incluiu na resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, um reforço sobre esta obrigatoriedade.

Algumas frentes extensionistas são:
  • Cursos de extensão;
  • Prestação de serviços sociais;
  • Resultado do trabalho com a Pesquisa e o Ensino.

Juntos, esses três pilares acadêmicos ajudam as faculdades a formar profissionais mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho.